Agricultores de Guaíra/PR e região se unem em protesto contra demarcações de terras indígenas nesta 4ª feira
Nesta quarta-feira (06), os produtores rurais de Guaíra (PR) e dos municípios vizinhos realizam um protesto na cidade contra o avanço da demarcação de terras indígenas, processo que vem em andamento na região com a presença de grupos de estudos para identificar as áreas a serem demarcadas.
Silvanir Rosset, presidente do Sindicato Rural de Guaíra (PR), conta que o objetivo do protesto é "conscientizar a população sobre a realidade do que vem acontecendo". Segundo ele conta, o protesto, para o qual eram aguardadas 10 mil pessoas, teve a adesão da população e do comércio, além de ônibus vindos dos municípios vizinhos.
A estimativa é de que 35% do município poderá ser demarcado, incluindo área rural e área urbana. 160 produtores, não só de Guaíra, mas também de Terra Roxa (PR), seriam afetados pela medida.
No último dia 15 de novembro, as invasões voltaram a ocorrer no município. A Prefeitura de Guaíra também chegou a emitir uma nota contra as demarcações.
Rosset conta, ainda, que a Aprosoja do estado, a Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e os deputados da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) também estão solidários à questão. Desta forma, a população conseguiu se reunir com o Ministério da Justiça, mas os estudos continuaram a ser feitos nas áreas.
Clique AQUI e leia a nota de esclarecimento da Prefeitura de Guaíra sobre as demarcações.
Abaixo, veja as imagens do protesto. As fotos foram enviadas por Silvanir Rosset: