Agricultores de Guaíra/PR e região se unem em protesto contra demarcações de terras indígenas nesta 4ª feira

Publicado em 06/12/2017 15:07
Avanço do processo demarcatório poderia comprometer 35% do território do município e afetar 160 produtores rurais locais, além das áreas urbanas já invadidas. Segundo o presidente do Sindicato Rural local, essas invasões estariam sendo, inclusive, contando com escoltas policiais. Nova manifestação acontece em Terra Roxa na próxima 4ª (13).
Confira a entrevista com Silvanir Rosset - Pres. Sind. Rural Guaíra - PR

Nesta quarta-feira (06), os produtores rurais de Guaíra (PR) e dos municípios vizinhos realizam um protesto na cidade contra o avanço da demarcação de terras indígenas, processo que vem em andamento na região com a presença de grupos de estudos para identificar as áreas a serem demarcadas.

Silvanir Rosset, presidente do Sindicato Rural de Guaíra (PR), conta que o objetivo do protesto é "conscientizar a população sobre a realidade do que vem acontecendo". Segundo ele conta, o protesto, para o qual eram aguardadas 10 mil pessoas, teve a adesão da população e do comércio, além de ônibus vindos dos municípios vizinhos.

A estimativa é de que 35% do município poderá ser demarcado, incluindo área rural e área urbana. 160 produtores, não só de Guaíra, mas também de Terra Roxa (PR), seriam afetados pela medida.

No último dia 15 de novembro, as invasões voltaram a ocorrer no município. A Prefeitura de Guaíra também chegou a emitir uma nota contra as demarcações.

Rosset conta, ainda, que a Aprosoja do estado, a Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e os deputados da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) também estão solidários à questão. Desta forma, a população conseguiu se reunir com o Ministério da Justiça, mas os estudos continuaram a ser feitos nas áreas.

Clique AQUI e leia a nota de esclarecimento da Prefeitura de Guaíra sobre as demarcações

Abaixo, veja as imagens do protesto. As fotos foram enviadas por Silvanir Rosset:

 

Por: Carla Mendes e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Essa não é uma guerra social, mas uma guerra ideológica", afirma Nilson Leitão
Com decisão recente de suspender sentenças que questionam processos de demarcação de terras indígenas no PR, STF avaliza invasões
Com aprovação da lei que institui Marco Temporal , decisão do STF perde valor e nova batalha jurídica teria que acontecer
Advogada alerta para tese final do STF sobre o Marco Temporal na próxima semana; ainda há esperança
Decisão do STF sobre desapropriação de terras produtivas mais preocupa pelo ativismo judicial que pode se intensificar, afirma especialista
Marco Temporal, tese do indigenato ou a indenização de propriedades no processo de demarcação de terras indígenas; saiba qual a melhor alternativa para o Agro
undefined