Chuva impede plantio do milho em Laguna Carapã/MS e técnico agrícola recomenda troca por variedades precoces

Publicado em 23/02/2023 14:36
Colheita da soja está parada no município e não há previsão de tempo seco até 5 de março, quando se encerra o melhor período de semeadura da safrinha. Alternativa de substituição de sementes por cultivares mais precoces poderia ajudar a reduzir a diminuição do potencial produtivo
Antônio Rodrigues Neto - Técnico Agrícola da Casa da Lavoura de Dourados

Podcast

Chuva impede plantio do milho em Laguna Carapã/MS e técnico agrícola recomenda troca por variedades precoces

 

A colheita da soja está parada em Laguna Carapã no Mato Grosso do Sul diante da ocorrência de chuvas diária que impem o avanço das máquinas colhedeiras e, também, das plantadeiras para a segunda safra de milho. 

Segundo o Técnico Agrícola da Casa da Lavoura de Dourados em Laguna Carapã/MS, Antônio Rodrigues Neto, relata que ainda não há grandes prejuízos para a soja, que pode começar a sofrer danos pela umidade e pelo já registrado aumento da Ferrugem Asiática caso o quadro não mude. 

Já para a segunda safra de milho a situação já é preocupante. Rodrigues Neto explica que a melhor data de plantio na região vai até 5 de março e que, até lá, não há previsão de interrupção na chuva, o que vai empurrar grande parte das lavouras para períodos mais arriscados de baixa luminosidade em março e abril e de geadas em julho. 

A recomendação do técnico é que, aquele produtor que tenha a possibilidade, tente trocar as suas sementes de cultivares mais alongadas, por outras com ciclo mais precoce, na busca por diminuir os prejuízos do potencial produtivo da safrinha. 

Confira a íntegra da entrevista com o Técnico Agrícola da Casa da Lavoura de Dourados em Laguna Carapã/MS no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho da B3 salta 1,5% e fica entre R$ 60,00 e R$ 70,00 no começo da tarde desta 2ªfeira
No Piauí, atraso no plantio de milho safrinha motivou diminuição de área, investimentos e acabou derrubando a produtividade
Preços do milho abrem a segunda-feira registrando movimentações positivas na B3 e em Chicago
Radar Investimentos: Os preços do milho no mercado spot ganharam impulso na semana anterior
Milho/Cepea: Apesar de colheita adiantada, comercialização é lenta
Dólar e prêmios ajudam e milho fecha semana positiva acumulando altas de até 1,5% na B3