Safrinha de milho em Cascavel-PR deve ter média de produtividade entre 120 a 130 sc/ha, diz liderança local
Podcast
Safrinha de milho em Cascavel-PR deve ter médio de produtividade entre 120 a 130 sc/ha
Com mais de 90% das áreas destinadas ao milho em Cascavel, no Paraná, plantadas dentro da janela ideal, o desenvolvimento da safrinha vem mostrando bons resultados, de acordo com o diretor do Sindicato Rural do Município, Modesto Féliz Daga. Ele explica que, mesmo com a tempestade ocorrida no oeste do Estado no dia 22 de abril e ataques da cigarrinha do milho, a média de produtividade estimada até o momento está dentro do previsto: entre 120 a 130 sacas por hectare.
Daga pontua que foi possível realizar a semeadura da maior parte da safrinha dentro da janela devido às perdas da safra de soja que veio antes. "Essas perdas fizeram com que o produtor tivesse que remover as plantas dos talhões, e foi possível implantar o milho conforme indica o Zoneamento Agrícola para a região". Ele acrescenta que isso também beneficia o agricultor em relação ao seguro das lavouras e do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).
Estando dentro da janela de plantio mais adequada, o clima colaborou para o desenvolvimento das plantas. Entretanto, houve ataques da cigarrinha do milho, e a maioria dos produtores teve que fazer de quatro a cinco entradas nos campos para realizar o manejo, o que, de acordo com a liderança aumenta os custos de produção, uma vez que o 'normal' é fazer entre duas a três aplicações.
"Apesar de ter sido feito lá atrás o controle da cigarrinha como é orientado tecnicamente, até a décima folha do milho, agora se começa a ver os efeitos dos ataques,. A cigarrinha contamina a planta com os molicutes, e esses microorganismos afetam o tamanho das espigas e dos grãos, podendo diminuir a produtividade", explicou. Daga acrescenta ainda que, com as aplicações para controlar a população da cigarrinha, também acaba controlando lagartas, percevejos e pulgões.
Em relação à comercialização desta safrinha, o diretor do Sindicato Rural de Cascavel explica que a maior parte dos produtores realizaram o barter para garantir os insumos, mas não travaram vendas futuras. "O preço do milho está oscilando muito, então o produtor vai ver como vai ficar a safra nos Estados Unidos, negociações em Chicago, e como isso vai afetar os preços aqui no mercado interno", pontuou.