Com campos de milho todos plantados, Paraguai tem 90% das lavouras em condições excelentes, diz especialista

Publicado em 12/04/2022 10:37 e atualizado em 12/04/2022 11:42
Apesar do bom desempenho das plantas no campo, há um modelo meteorológico que indica possibilidade de queda nas temperaturas no início de maio, podendo indicar geada
Esther Storch - Diretora Sócia da DASAGRO - Corretora & Consultora de Agronegócios

Podcast

Entrevista com Esther Storch - Diretora Sócia da DASAGRO - Corretora & Consultora de Agronegócios

De acordo com Esther Storch, Diretora Sócia da DASAGRO Corretora & Consultora de Agronegócios, todas as áreas destinadas ao milho no Paraguai já terminaram de ser plantadas, tendo algumas delas sido semeadas ainda no final de dezembro. A especialista aponta que entre 80% a 90% das lavouras estão em condições excelentes devido ao bom clima para a cultura. 

Ela explica que 40% das plantas já estão em fase de enchimento de grãos, 40% em floração e 20% em estágio vegetativo. Apesar do bom desenvolvimento de forma geral, o milho plantado mais adiantado, em dezembro e começo de janeiro, deve ter produtividade menor do que as demais áreas, já que houve menos chuva no período. "Ainda assim é uma parte pequena, em torno de 10% da área", afirmou. 

Por enquanto o clima segue favorecendo a cultura paraguaia, mas segundo Esther, entre os vários modelos meteorológicos acompanhados pelos produtores locais, um deles aponta que entre a segunda e terceira semana de maio deve haver queda de temperatura na parte Sul do país, abaixo de 12 graus. "Ainda não é um apontamento concreto de que haverá geada, mas dependendo de quanto a temperatura cair, da abrangência da região e o estágio em que o milho estiver, pode, sim, haver perdas", ponderou. 

 

 

 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportação de milho avançou na última semana, mas ainda segue 47% inferior à 2023
Nova Xavantina/MT entra na reta final de colheita com boas produtividades de milho e gergelim
USDA informa nova venda de milho a México nesta 2ª feira
Milho da B3 salta 1,5% e fica entre R$ 60,00 e R$ 70,00 no começo da tarde desta 2ªfeira
No Piauí, atraso no plantio de milho safrinha motivou diminuição de área, investimentos e acabou derrubando a produtividade
Preços do milho abrem a segunda-feira registrando movimentações positivas na B3 e em Chicago