Percevejos e Cigarrinhas atacam lavouras de milho em Laguna Carapã/MS

Publicado em 25/03/2022 10:29
Município já perdeu boa parte da produção de soja em função da seca e agora a segunda safra de milho, que estava se desenvolvendo bem, sofre com intensa pressão de insetos que devem resultar em quedas de produção na colheita
Antônio Rodrigues Neto - Técnico Agrícola da Casa da Lavoura de Dourados

Podcast

Percevejos e Cigarrinhas atacam lavouras de milho em Laguna Carapã/MS

As lavouras de milho estavam se desenvolvendo bem em Laguna Carapã no Mato Grosso do Sul, mas o município está passando uma intensa pressão de pragas como a cigarrinha e os percevejos.

Segundo o técnico agrícola da Casa da Lavoura de Dourados em Laguna Carapã/MS, Antônio Rodrigues Neto, devido a seca na região, houve dificuldade para realizar as aplicações de defensivos, o que pode ter resultado nesse aumento da população dos insetos. 

O especialista conta que a infestação de percevejos é tão alta que demanda aplicações de três em três dias e até mesmo plantas mais velhas, com o caule mais grosso, estão sendo atacadas pelos insetos, que entram por cima do caule.

Já quanto a cigarrinha, Rodrigues Neto explica que as primeiras lavouras plantadas em janeiro sofreram com esse ataque, depois houve um controle dos produtores, mas agora a pressão volta já que os insetos se reproduzem nas lavouras mais antigas, que não tem mais aplicações, e atacam as lavouras mais novas.

Este cenário pode resultar em grandes perdas de produtividade na hora da colheita, o que pioraria ainda mais o quadro do município, que já encerrou a safra de soja 2021/22 com produtividade média apenas entre 28 e 30 sacas por hectare, com áreas de pivô chegando no máximo em 50 sc/ha.

Confira a íntegra da entrevista com o técnico agrícola da Casa da Lavoura de Dourados em Laguna Carapã/MS no vídeo.

 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportação de milho avançou na última semana, mas ainda segue 47% inferior à 2023
Nova Xavantina/MT entra na reta final de colheita com boas produtividades de milho e gergelim
USDA informa nova venda de milho a México nesta 2ª feira
Milho da B3 salta 1,5% e fica entre R$ 60,00 e R$ 70,00 no começo da tarde desta 2ªfeira
No Piauí, atraso no plantio de milho safrinha motivou diminuição de área, investimentos e acabou derrubando a produtividade
Preços do milho abrem a segunda-feira registrando movimentações positivas na B3 e em Chicago