Colheita do milho vai à 50% em Cristalina/GO com produtividades apenas na metade do potencial

Publicado em 16/08/2021 10:42 e atualizado em 16/08/2021 11:26
Lavouras de sequeiro sofreram com a falta de chuvas e produziram bem abaixo das áreas irrigadas. Perspectivas para próxima safra 21/22 são animadoras e Sindicato Rural do município espera aumento de área na soja e no milho
Alécio Maróstica - Presidente Sindicato Rural de Cristalina - GO

Podcast

Colheita do milho vai à 50% em Cristalina/GO com produtividades apenas na metade do potencial

 

Desde o começo da segunda safra de milho os produtores de Cristalina em Goiás vinham sofrendo com as condições de tempo seco que prejudicavam o desenvolvimento das plantas. Neste momento, 50% das lavouras já foram colhidas e os rendimentos finais estão confirmando, e até mesmo ampliando, as perspectivas de perdas.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Cristalina/GO, Alécio Maróstica, no meio da safra e projeção era de perda de 40% na produtividade das áreas de sequeiro, mas este índice subiu para 50% de perdas conforme a colheita foi avançando. Já para as lavouras irrigadas, as produtividades estão positivas e ficam entre 140 e 200 sacas por hectare.

A liderança destaca que este volume de perdas vai impossibilitar muitos produtores de cumprirem com todos os contratos fechados antecipadamente e demandar renegociações individuais com as empresas contratantes.

Enquanto isso, o planejamento para a próxima safra de verão 2021/22 está avançando com o recebimento de insumos e boas perspectivas comerciais. Diante disso, Maróstica aponta que a área cultivada no município deve crescer, ganhando espaço sobre pastagens e eucaliptos.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Cristalina/GO no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportação de milho avançou na última semana, mas ainda segue 47% inferior à 2023
Nova Xavantina/MT entra na reta final de colheita com boas produtividades de milho e gergelim
USDA informa nova venda de milho a México nesta 2ª feira
Milho da B3 salta 1,5% e fica entre R$ 60,00 e R$ 70,00 no começo da tarde desta 2ªfeira
No Piauí, atraso no plantio de milho safrinha motivou diminuição de área, investimentos e acabou derrubando a produtividade
Preços do milho abrem a segunda-feira registrando movimentações positivas na B3 e em Chicago