Colheita de milho começa em Rio Verde/GO com expectativa de quebra e alto risco de incêndios
Podcast
Colheita de milho começa em Rio Verde/GO com expectativa de quebra e alto risco de incêndios
A colheita da safrinha de milho está começando em Rio Verde em Goiás e as perdas de produtividade em função da estiagem já começam a aparecer, comprovando a expectativa de queda de, pelo menos, 40% do que era esperado inicialmente.
Segundo o diretor do Sindicato Rural de Rio Verde/GO, José Roberto Brucceli, lavouras que era projetadas para produtividade entre 130 e 150 sacas por hectare começara a ser colhidas com 45 sacas, depois 51 sacas e agora estão em 70 sacas por hectare.
Para as próximas áreas de colheita, que serão as lavouras plantadas após a janela ideal de cultivo, já em março, esses patamares devem cair ainda mais.
Diante deste cenário, a liderança acredita que poucos produtores do município vão conseguir cobrir seus custos e ter rentabilidade neste ano. Aliado a quebra na produção, estão o alto volume negociado antecipadamente com preços menores e a atual queda das cotações, que na região foram de R$ 94,00 para R$ 70,00 nos últimos 20 dias.
Outro ponto que preocupa a entidade é o alto risco de incêndios ao longo da colheita que irá acabar só em meados de agosto. Brucceli destaca que é preciso atenção e cuidado para evitar problemas e que uma brigada aérea com 20 aviões está preparada para auxiliar no combate ao fogo.
Confira a entrevista completa com o diretor do Sindicato Rural de Rio Verde/GO no vídeo.