Museu do Plantio Direto preserva as máquinas pioneiras que mudaram os rumos da agricultura do Brasil
Logo na entrada do Museu do Plantio Direto, da Fazenda Agripastos em Palmeira (interior do Paraná), em destaque, um quadro do Presidente Jair Bolsonaro. O repórter Frederico Olivi quis saber o motivo da honraria:
Manoel Henrique Pereira Júnior, pioneiro no cultivo de grãos no Brasil pelo sistema Plantio Direto na Palha, conta que essa foto é uma homenagem "a esse presidente que se preocupa com o homem do campo, seja na questão fundiária, seja na segurança do campo e no direito da propriedade".
- "Isso é fundamental para se produzir com tranquilidade. Hoje não falta dinheiro para financiamento de máquinas agrícolas ou para o custeio das lavouras. Acompanho de perto a trajetória do Governo Bolsonaro nestes 2 anos de governo e está claro que ele vem dando o suporte mínimo para os agricultores. Essa foto portanto simboliza nosso agradecimento",esclarece Manoel Pereira Junior.
E para contar a história do Plantio Direto no Brasil e também das máquinas agrícolas que auxiliaram os produtores rurais no cultivo das lavouras na implantação do sistema PDP na década de 1970, no Museu da família Pereira (um barracão construído em 1955 na Fazenda Agripastos pelo avô de Manoel Pereira Júnior, seo Henrique Pereira), estão preservadas 20 máquinas pioneiras, entre tratores e plantadeiras, restauradas na sua originalidade e ainda em pleno funcionamento.
-- "Temos aqui tratores que trabalharam na Fazenda como o John Deere 1949 e um Valmet de 1963 e outros que foram doados ao Museu". Mas seus olhos brilham ao mostrar uma raridade, um Fordson de 1917 que pertenceu a um agricultor holandês da região.
Acompanhe a entrevista no vídeo acima. E para visitar o Museu da Fazenda Agripastos entre em contato pelo endereço eletrônico fazagripastos@gmail.com