Recuperação dos solos é demorada, mas o resultado é que eles serão muito mais produtivos

Publicado em 04/12/2020 15:24 e atualizado em 04/12/2020 16:30
Entrevista do dr. Juca de Sá ao repórter Frederico Olivi
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

“O plantio direto na palha promove a capacidade de recuperação de carbono do solo cultivado", diz o professor João Carlos de Moraes Sá, que vem trabalhando com o professor norte americano Ratan Law, prêmio Nobel e uma das maiores autoridades em agricultura sustentável do mundo, na Ohio State University, em Columbus nos Estados Unidos. 

Com base nos pilares da agricultura cultivada dentro do Sistema Plantio Direto na Palha, o dr. Juca de Sá garante que esse sistema tem potencial para oferecer ao meio ambiente, através da matéria orgânica, todo o carbono perdido quando o agricultor desmatou sua área para plantar (e também quando revolvem o solo, com a prática da escarificação).
 
Segundo  o professor, essa será uma das respostas que os agricultores darão à sociedade .. "que agricultura fundamentada no sistema plantio Direto é a solução, e não problema; com a adoção do plantio direto na palha teremos, em pouco tempo, um volume de produção de grãos no país quase 2 vezes maior que a atual, sem desmatar uma só árvore", frisou o dr. Juca de Sá.
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após o melhor semestre dos últimos 10 anos, mercado brasileiro fecha 2024 com o maior crescimento entre os principais mercados globais e projeta um novo salto para 2025
Fendt marca presença no Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital e reforça compromisso com a inovação no campo
hsm+ atrai grande público no primeiro dia de evento com destaque para as novas tendências no mundo dos negócios
Massey Ferguson celebra os 100 anos da soja no Brasil com ação cultural na Fenasoja 2024
Em dia de campo, John Deere destaca projetos de capacitação e apresenta principais lançamentos
Setor de máquinas deve crescer 3,5% em 2025 após 3 anos de queda, diz Abimaq
undefined