Marie Bartz, a Doutora Minhoca, ensina que não basta ter palhada no solo, é preciso que ele tenha vida

Publicado em 24/11/2020 15:49 e atualizado em 25/11/2020 10:21
entrevista a Frederico Olivi/ Agricultura Sustentável
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

Nesta terça-feira, em entrevista ao repórter Frederico Olivi do Programa Tempo e Dinheiro a Bióloga Marie Bartz, especialista em manejo do solo, com ênfase em macrofauna do solo e Sistema Plantio Direto,  abordou o tema da sua palestra como participante do 17 Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha que acontece entre os os 01 a 03 de Dezembro.. 

Conhecida internacionalmente como a Doutora Minhoca, Marie Bartz neste evento promovido pela Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, irá apresentar suas pesquisas referentes a construção e perfil do solo.

== "Um solo saúdavel é um solo que possui minhocas, que tem boa qualidade  para o desenvolvimento das plantas", destaca Marie. 

Segundo a pesquisadora, as minhocas auxiliam na descompactação do solo e sua presença é um indicador de que aquela área está sendo cultivada na melhor qualidade do sistema de plantio direto.

-- "Hoje, segundo nossos indicadores,apenas 10 por cento dos agricultores, num universo de 33 milhões de hectares que operam em  plantio direto na palha, estão realmente produzindo em Sistema de Plantio Direto, seguindo as premissas básicas do sistema, com o mínimo revolvimento, manutenção de cobertura sobre o solo e da diversificação de culturas sobre o sistema".

-- "O que se faz atualmente, mesmo depois de quase 50 anos de Plantio Direto no Brasil, não é realmente o que um solo produtivo necessita para ter organismos vivos no sistema, complementa Marie Bartz.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Setor de máquinas tem queda de receita em julho sobre um ano antes, diz Abimaq
Pequeno produtor do Nordeste mecaniza plantio por meio do programa Prospera
Agricultura familiar deve aquecer e movimentar o mercado de máquinas
Drones em alta: importações do equipamento no Brasil sobem 24% no primeiro semestre de 2024
Fendt reforça compromisso com a sustentabilidade na produção de algodão no Brasil
PepsiCo Labs, hub de inovação global da PepsiCo, chega ao Brasil