Comércio digital (E-commerce) cresce no Brasil e também no agronegócio

Publicado em 04/09/2020 15:58
Entrevista com Helenice Moura - Presidente Regional do ComEcomm
Helenice Moura - Presidente Regional do ComEcomm

Podcast

Comércio digital (E-commerce) cresce no Brasil e também no agronegócio

 

Download

Transformação Digital e E-commerce no Agronegócio, por Helenice Moura

A transformação digital está revolucionando o agronegócio brasileiro em todo ciclo da sustentabilidade à comercialização, passando pelo planejamento de safra, financiamento e gerenciamento de riscos.  71% dos agricultores usam canais digitais diariamente para questões relacionadas ao campo e 33% do total de agricultores estão dispostos a comprar sementes, fertilizantes e defensivos online, segundo estudo recente da Mckinsey & Company.

O E-commerce no agronegócio brasileiro tem mais força que em mercados amadurecidos como os Estados Unidos, no Brasil 36% dos agricultores fazem compras online para o campo, contra 24% dos EUA. Segundo aponta o mesmo estudo, essa tendência é de crescimento para as próximas safras.

Dentre as oportunidades para o e-commerce no setor agro estão principalmente maquinário e insumos agrícolas, onde a jornada de compra começa com pesquisas online no Google, mas a venda é finalizada principalmente via whatsapp. Nesse sentido o e-commerce entra como fonte de pesquisa, informação e conexão da marca com os agricultores. 

Uma estratégia incrível para explorar e dar os primeiros passos no e-commerce são os marketplaces, sites que funcionam como agregadores de lojistas e que possuem alto tráfego e tecnologia avançada. 

Marketplaces como Magazine Luiza, estão criando frentes direcionadas para o agronegócio, neste, por exemplo a Tortuga, importante fornecedor de insumos está abrindo a sua loja virtual, chamado Suplementos nutricionais Tortuga com produtos para nutrição da pecuária de leite e de corte e equinos. 

Um ponto de alerta para o Mercado é a segurança digital, 39% do total dos agricultores pesquisados pela Mckinsey considera a segurança nas compras online como a principal barreira, tanto do ponto de vista transacional, quanto de entrega no prazo, visto que 1 semana de atraso pode fazer toda a diferença no plantio, por exemplo.

Uma grande revolução se aproxima do agronegócio brasileiro e estar conectado a ela fará toda diferença na sustentabilidade, crescimento e sucesso dos seus negócios!

Por: Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Caravana histórica reuniu agricultores, influenciadores e tecnologia em uma jornada de 200 Km pela Rota Colonial brasileira
Como otimizar o desempenho de tratores e implementos
Agro 5.0: Inteligência Artificial impulsiona revolução no agro brasileiro
Massey Ferguson anuncia segunda temporada do Master Mechanic
Setor de máquinas tem queda de receita em julho sobre um ano antes, diz Abimaq
Pequeno produtor do Nordeste mecaniza plantio por meio do programa Prospera