Prof José Luis Coelho declara ao Marcas e Máquinas toda sua paixão pelo agronegócio. Imperdível!

Publicado em 02/04/2020 14:56 e atualizado em 02/04/2020 16:02
Entrevista com José Luis Coelho - sócio e consultor senior de agronegócio da Markestrat Agribusiness
José Luis Coelho - Sócio e Consultor Senior de Agronegócio

Podcast

Entrevista com José Luis Coelho - Sócio e Consultor Senior de Agronegócio sobre o Marcas e Máquinas

 

Download
 

O professor José Luís Coelho é um apaixanado pelo agronegócio brasileiro. Seu entusiasmo é contagiante. Em entrevista ao repórter Frederico Olivi, do Programa Marcas e Máquinas, fala sobre os segmentos do Agro que, neste momento de crise, estão encontrando o saídas para sua produção. E destaca, com satisfação os fenomeno das mudanças acontecendo  nas cidades, onde supermercados digitais e entregadores de deliveres já estão"substituindo os velhos supermercadões, por exemplo.

-- "Neste momento tão crítico estamos presenciando um situação do agrosolidariedade, onde percebemos que mais do que nunca nossa população está precisando se alimentar bem, e pra isso temos uma agricultura altamente capaz de atender não só o nosso país, mas o mundo;  prova disso é que estamos colhendo a maior safra de grãos da história com mais de 250 milhões de toneladas e ultrapassamos os Estados Unidos e agora somos o maior produtor de soja do mundo".

Para outras cadeias do agronegócio Coelho também  faz um balanço positivo, principalmente com o café, chás e sucos, porque segundo ele com as famílias em isolamento social ou quarentena por causa do Coronavírus houve nessas primeiras semanas já aumento no consumo. Por outro lado, pequenos produtores de flores, frutas e hortalicas precisam encontrar uma maneira de operar na venda direta trabalhando com feiras livres e varejões, quebrando neste momento a operação com intermediário, que deprime ainda mais o preço para o produtor. 

--"Outra cadeia do agronegócio que precisamos ficar atentos neste momento, alerta Coelho, é com a da cana de açúcar, que já vem sofrendo com queda de braço entre russos e árabes que derrubou o preço do petróleo e por consequência trouxe preços muito baixos para o etanol ao produtor rural brasileiro... Faço aqui então um apelo, vamos aumentar a participação do álcool anidro na gasolina para 35 por cento para melhorar a cadeia da cana-de-açúcar do Brasil que ainda tem um grande espaço pada crescer, com muita tecnologia".

E no final José Luís Coelho deixa uma mensagem final, confirmando para os agronautas que o Brasil está preparado para enfrentar está crise, "com um agronegócio forte e com uma infraestrutura adequada às nossas necessidades".


Esta edição do Marcas e Máquinas é uma homenagem póstuma ao prof Luis Antônio Daniel, um dos idealizadores do nosso programa (Frederico e Jonas Amalfi Olivi)

Fonte: Marcas e Máquinas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após o melhor semestre dos últimos 10 anos, mercado brasileiro fecha 2024 com o maior crescimento entre os principais mercados globais e projeta um novo salto para 2025
Fendt marca presença no Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital e reforça compromisso com a inovação no campo
hsm+ atrai grande público no primeiro dia de evento com destaque para as novas tendências no mundo dos negócios
Massey Ferguson celebra os 100 anos da soja no Brasil com ação cultural na Fenasoja 2024
Em dia de campo, John Deere destaca projetos de capacitação e apresenta principais lançamentos
Setor de máquinas deve crescer 3,5% em 2025 após 3 anos de queda, diz Abimaq
undefined