Preço do leite pago ao produtor cai pelo sexto mês seguido com mais produto disponível no mercado

Publicado em 04/12/2023 15:15 e atualizado em 04/12/2023 15:58
Segundo analista, entre janeiro a outubro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, importação de leite em pó cresceu 104,6%
Juliana Pila - Analista Scot Consultoria
Podcast

Preço do leite pago ao produtor cai pelo sexto mês seguido com mais produto disponível no mercado

O pagamento do leite ao produtor neste mês de novembro, referente ao leite captado em outubro, registrou a sexta queda consecutiva, segundo a analista da Scot Consultoria, Juliana Pila. Ela explica que a Média Brasil, realizada pela Consultoria em 18 Estados, resultou no preço de R$ 2,07/litro, uma queda de 3,01% em relação ao pagamento anterior.

De acordo com Juliana, este movimento de queda nos preços ao produtor vem desde maio, com o aumento da disponibilidade interna de produto, seja pela produção nacional ou pela importação de lácteos, o que tem pesado mais neste momento segundo ela. Conforme informações da Scot Consultoria, entre janeiro a outubro deste ano, comparado com o mesmo período de 2022, houve um aumento de 104,6% na importação de leite em pó. 

Para dezembro, o cenário é que o movimento de queda nos preços pagos ao produtor persista, mas que ocorra com menor intensidade, segundo afirma a analista. 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA e Federações discutem medidas de defesa comercial para o leite brasileiro
Leite/Cepea: Oferta aumenta mais que o esperado, e preço sobe apenas 1,3%
Em julho, valor de referência do leite é projetado em R$ 2,3859
PROGRAMA LEITE BOM SC: Governo do Estado inicia pagamento dos projetos do Financia Leite SC, decreto que dificulta importação está em vigor
Sindilat: Governo do RS anuncia medidas para atenuar perdas causadas pelas enchentes na cadeia leiteira
Colorado intensifica resposta à gripe aviária e exige teste de leite