Preço do leite ao produtor sobe em abril, e com baixa captação, importações de lácteos crescem
Podcast
Preço do leite ao produtor sobe em abril, e com baixa captação, importações de lácteos crescem
O pagamento do leite ao produtor neste mês de abril, referente ao produto captado em março, teve mais uma alta, segundo o analista de mercado da Scot Consultoria, Rodrigo Silva. Ele explica que além de diferentes bacias leiteiras do país terem suas pastagens afetadas pelo clima, muitos produtores acabaram deixando a atividade no ano passado pelos desafios referentes aos custos de produção.
Este pagamento, conforme a média realizada em 18 Estados pela Scot Consultoria, resultou em um valor médio de R$ 2,47 por litro, o que significa uma elevação de 0,9% em relação ao pagamento anterior. Quando se compara este valor ao mês de abril do ano passado, a alta é de 24%. A captação, um dos fatores que motiva estes aumentos antes mesmo da entrada na entressafra do leite, recuou 1,0%, comparando março/23 a fevereiro/23. Olhando para o índice de captação de março deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado, o recuo na produção é de 1,3%.
Outro destaque trazido pelo especialista é a questão da importação de lácteos, recurso para complementar a oferta brasileira de produtos, que é inferior à demanda, mas também para ajudar a modular os preços quando chegam à gôndola na ponta consumidora.
Apenas levando em conta o leite em pó, março atingiu o montante de 18,4 mil toneladas importadas, incremento de 31,9% em relação ao mês anterior, e impressionantes 394% a mais que março de 2022. Em sua totalidade, as importações de lácteos em março aumentaram 34,45% em volume em relação a fevereiro. Na comparação anual, a variação, também, foi positiva em 224,05%, totalizando 26,3 mil toneladas de produtos lácteos.