Plataforma de dados sobre a produção leiteira mostra que é possível aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, mitigar impactos ambientais
Podcast
Plataforma de dados sobre a produção leiteira mostra que é possível aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, mitigar impactos ambientais
Ter mais produtividade na cadeia leiteira e ainda ssim diminuir os impactos ambientais é possível, de acordo com o CEO da Rúmia, Laerte Cassoli. Ele explica que o Radar da Produtividade e Sustentabilidade, que, de acordo com a recente validação da empresa europeia IMPACT FORECAST compilou e cruzou dados coletados em 900 fazendas por quatro anos, mostrando dados que reforçam que produção em crescimento e sustentabilidade podem caminhar juntos.
Desde 2018 estas afzendas são analisadas em 13 indicadores zootécnicos, desde a eficiência de criação de animais jovens até produtividade do rebanho e, a partir deste ano, as estimativas de emissão de metano. Os resultabos obtidos com o estudo demonstraram que as propriedades participantes do RumiScore apresentaram diminuição substancial na taxa de emissão de metano, na casa de 1,5% grama de metano por litro de leite a menos que o cenário geral.
Trocando em miúdos, em uma produção anual de três milhões de litros de leite, as vacas emitem 3,8 toneladas a menos de carbono se comparado às demais fazendas. No viés da produtividade, as propriedades que foram analisadas e que foram aprimorando sistemas de produção ao longo do tempo tiveram um crescimento de 3,6% na produção anual, enquanto a média geral é de 2,4%.