Desafios ao setor leiteiro do Brasil devem continuar em 2022, aponta Rabobank

Publicado em 12/11/2021 14:57 e atualizado em 15/11/2021 15:19
Entrevista com Andrés Padilla - Analista de Mercado da Rabobank sobre o Perspectivas Rabobank Leite
Andrés Padilla - Analista de Mercado da Rabobank

Podcast

Entrevista com Andrés Padilla - Analista de Mercado da Rabobank sobre o Perspectivas Rabobank Leite

Após um ano de 2021 com pressão de custos de produção elevados e demanda desaquecida  para o setor leiteiro, de acordo com o analista do Rabobank, Andrés Padilla, o ano de 2022 para o setor deve continuar sendo desafiador. Ele explica que os preços do leite pago ao produtor devem seguir altos, porém, mesmo com um possível arrefecimento nos custos de produção, estes devem permanecer em patamares elevado, restringindo a rentabilidade do produtor. 

Mesmo com essa expectativa de leve baixa nos custos de produção, com a projeção da entrada de novas safras de milho e soja, a oferta de leite no campo não deve registrar crescimento muito expressivo, mantendo o ritmo de expansão próximo de 1% ao ano. "Essa captação menor esperada para o ano que vem é, em parte, motivada pelos desafios enfrentados pelo produtor em 2021, o quye gerou um desestímulo". disse.

Estes preços elevados no ano que vem devem ser sustentados pela menor oferta e também pela demanda na ponta consumidora, apoiada por programas de transferência de renda vindos do Governo Federal, como ocorreu em 2020. "No ano passado, houve alta no consumo inclusive de produtos com maior valor agregado, como leite consensado, por exemplo, justamente porque se tinha essa capitalização", pontuou. 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: a partir de julho, movimento de alta nos preços do leite ao produtor deve perder força e, até mesmo, se inverter
Inscrições abertas para seminário de pecuária de corte e leite no Planalto Norte de SC
Sistema FAEP/SENAR-PR entrega equipamentos ao IDR-PR para melhoria da cadeia do leite
Leite: cotações de leite e derivados no BR vêm reagindo, mas menor competitividade em preço e queda de braço com as importações podem trazer incertezas no 2º semestre
Embrapa Gado de Leite: Custo de produção de leite volta a subir em junho
Jovem pecuarista de leite do interior de SP transformou os níveis de produção da propriedade da família