Mercado do leite segue equilibrado neste início de agosto, com oferta enxuta e demanda enfraquecida

Publicado em 16/08/2021 15:12 e atualizado em 16/08/2021 16:01
Segundo economista, o segundo semestre será desafiador, uma vez que os custos de produção devem seguir altos e o clima, adverso para o bom desenvolvimento de pastagens
Glauco Rodrigues Carvalho - Economista da Embrapa Gado de Leite

Podcast

Entrevista com Glauco Rodrigues Carvalho - Economista da Embrapa Gado de Leite sobre o Mercado do Leite

 

Nesta primeira quinzena de agosto o mercado do leite vem mostrando equilíbrio, de acordo com o economista da Embrapa Gado de Leite, Glauco Rodrigues Carvalho. Ele explica que o que proporcionou esta situação, entre outros fatores, foi a demanda enfraquecida e a oferta mais curta. 

"Em agosto, geralmente, já se começa a notar um leve aumento na captação do leite, mas com o tempo seco em muitas bacias leiteiras e as geadas ocorridas em junho e julho, em várias regiões as pastagens ficaram comprometidas, restringindo o aumento na produção", disse.

Além disso, há o aumento nos custos de produção que comprometem a elevação da produção de leite, como os preços de milho e farelo de soja, fertilizantes para as pastagens e sementes para a plantação para, posteriormente, produzir silagem.

"Os grandes produtores que tinham se resguardado cpom uma boa quantidade de volumoso para alimentar os animais nesse período de pastagens menos vigorosas e milho e farelo de soja com altos preços está conseguindo se manter com menos pressão nas margens", pontuou. 

O segundo semestre, de acordo com o economista, deve ser desafiador, com a oferta seguindo mais enxuta do que o comum, mesmo após a saída da entressafra, uma vez que a previsão climática aponta para escassez de chuvas. "A demanda deve seguir mais fria também, deixando o mercado mais equilibrado e sem muitos espaços para picos de alta ou queda nos valores", afirmou.

 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
undefined