Cotações do leite sob pressão com oferta maior que a demanda. Só no primeiro trimestre houve incremento de 3% na produção

Publicado em 19/07/2019 11:53
Pontos negativos da abertura de mercado para Mercosul e UE podem ser resolvidos com maior produtividade , mais eficiência e melhor qualidade do leite produzido internamente
Rafael Ribeiro de Lima - Zootecnista - Scot Consultoria

Podcast

Acordo entre UE e Mercosul pode afetar o leite? - Entrevista com Rafael Ribeiro de Lima - Zootecnista - Scot Consultoria

 

Download
 

O mercado do leite está vivendo um momento de desequilíbrio entre o aumento da oferta e a redução da demanda. Apenas no primeiro trimestre deste ano, a produção de leite registrou um incremento de 3% se comparado com os mesmos valores do ano passado.

De acordo com o Zootecnista da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro de Lima, o mercado do leite está vivendo um período de entressafra em que os preços estão altos, mas que a tendência é de queda nas cotações. “Se pegarmos a média dos últimos anos chegou até 25% de reajuste no ano passado em função da greve. Neste ano, temos uma produção aumentando e temos um momento ainda incerto do lado da demanda”, afirma.

No pagamento de junho houve uma estabilidade nos preços pagos aos produtores rurais e temos uma tendência que aponta para a queda nos pagamentos de julho. “o clima favorável neste ano contribuiu para o aumento na produção de leite, sendo que em algumas cidades registraram chuvas até o final de junho e começo de julho”, comenta.

Atualmente, as referências para o leite nacional padrão estão ao redor de R$ 01,60 por litro. “Nesses patamares deixam uma margem para o produtor e o leite próximo de R$ 01,30 por litro deixa uma situação bastante apertada para o agricultor”, ressalta.

Com relação às exportações, o Brasil registrou uma média de seis mil toneladas por ano. Além disso, o período de férias escolares acaba impactando o mercado de laticínios. “Nós termos um cenário de oferta elevada com a economia de uma maneira geral interferindo na demanda e as férias escolares”, salienta.

União Europeia

A preocupação dos produtores rurais com essa acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia  é com o aumento das exportações dos produtos como o leite em pó e queijos do bloco europeu. “A União Europeia tem um excedente de estoque de leite em pó e acaba escoando essa produção para diversos países. Tirando essa tarifação abriria a possibilidade para o aumento das importações da União Europeia para o Mercosul”, conta.

Por: Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
undefined