Leite: cai captação no Sudeste e preços devem seguir firmes, com tendência inversa no Sul

Publicado em 03/06/2019 10:19
Na média Brasil na parcial de maio, a produção subiu 0,2%, com o Rio Grande do Sul, especialmente, contrabalançando a maior produção sobre a redução no Sudeste.
Rafael Ribeiro de Lima - Zootecnista - Scot Consultoria

Podcast

Entrevista com Rafael Ribeiro de Lima - Zootecnista - Scot Consultoria sobre o Mercado do Leite

 

Download
 

A tendência é que os preços do leite devem seguir firmes após o recuo na captação na região sudeste do país. Em contrapartida, a produção nos estados no sul do país teve um incremento devido aos investimentos dos produtores rurais e a qualidade das pastagens de inverno.

De acordo com o Zootecnista da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro Lima, as condições das pastagens foram bastante favoráveis na região sudeste do país em meados de abril. “Agora a tendência é que a captação de leite deve cair nos estados de São Paulo e Minas Gerais e consequentemente ter reflexos na produção. Por outro lado, no sul do país a produção de leite teve incrementos após a qualidade das pastagens de inverno e os investimentos dos produtores”, comenta.

Considerando a média nacional, a captação de leite registrou uma queda de 1,6% no mês de abril e 0,2% de queda durante o mês de maio. “Quando analisamos essa queda no sudeste, observamos que o recuo teve uma variação de 0,5% até 1,6% no mês de maio. Porém, no sul do país tivemos um incremento de 0,4 a 1,8% na produção”, afirma.

Com relação às referências, a média nacional do pagamento referente ao mês de maio teve um incremento 1,5% no preço do leite pago ao produtor. “Apesar do aumento na produção de leite no sul do país, o preço pago ao produtor teve um aumento em todos os outros estados”, pontua.

No caso do consumo, o zootecnista destaca que a expectativa era que a demanda aumentasse a demanda ainda neste primeiro semestre. “Porém, o que observamos são incrementos no consumo estão mais comedidos e a tendência e que com esse período impulsione esta questão do consumo”, relata.

Por: Giovanni Lorenzon e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Califórnia investiga possível caso de gripe aviária em trabalhador de laticínios
RS teve inverno sem desconforto térmico para os rebanhos da bovinocultura de leite
Há dias sem energia elétrica, produtores de leite em Dom Pedrito (RS) estão tendo que jogar leite fora
Oferta mais enxuta e demanda sustentada elevaram preços pagos ao produtor de leite no pagamento de setembro
Conseleite SC anuncia reajuste no preço do leite padrão
Leite/Cepea: Oferta não cresce como esperado, e preços voltam a subir