Na Expodireto Cotrijal, cooperativa de Roraima assina pré-contrato para exportação de frutas para a Espanha

Publicado em 08/03/2018 13:48
Cenário vai agregar valor à fruta produzida no estado de Roraima. Espanha deverá adquirir dos produtores mamão, abacaxi, laranja, limão e melão.

Plácido Alves, Superintendente do Ministério da Agricultura em Roraima, conversou com o Notícias Agrícolas nesta quarta-feira (08) para destacar o acordo firmado pelo Ministério a respeito da exportação de frutas provenientes do estado. Essa tratativa, que teve início no ano passado, deve ajudar a mitigar o problema de comercialização de frutas dentro de Roraima, que possui um mercado consumidor muito pequeno.

Desta forma, Alves acredita que os produtores poderão ter "tranquilidade para produzir e comercializar". O desafio, segundo ele, é grande, mas poderá trazer "renda e desenvolvimento para as propriedades".

Houve uma conversa com os importadores pela manhã e, agora, os últimos entendimentos estão sendo fechados. A determinação é de que seja feito um contrato de seis meses por produto. Falta, então, apenas a questão logística ser resolvida.

Odacir Heinz, presidente da Cooperhorta Roraima, comemora a notícia: "Vamos conseguir aumentar nossa produtividade". Ele aponta que os produtores do estado sempre esbarraram no problema da comercialização e que, agora, poderão fazer investimentos para melhorar a qualidade do produto e ter um valor agregado com isso.

 

Por: Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau
Preços do cacau sobem em meio a foco renovado em problemas de oferta