Redução na oferta de mandioca enfraquece movimento de queda nos preços registrado nas últimas semanas
Podcast
Demanda fraca fez preços da mandioca recuarem nas últimas semanas, mas cenário pode mudar a qualquer momento
O mercado da mandioca vinha enfrentando um movimento de queda de preços nas últimas semanas, mas agora o cenário se reverte, indicando um enfraquecimento deste movimento.
O pesquisador do Cepea, Fábio Isaias Felipe, lembra que a queda de preços veio em função da demanda fraca dos derivados, tanto da farinha quanto da fécula da mandioca.
A dificuldade do repasse das indústrias atrapalhou o cenário de preços pagos ao produtor.
Nesta semana, o cenário já começa a indicar uma mudança, devendo ter preços positivos até sexta-feira (25). Na última semana, o fechamento foi de R$433,87 para a tonelada da mandioca, um aumento de 90% em relação à queda do ano passado, trazendo uma situação favorável.
Os dados do Departamento de Economia Rural (Deral) do Paraná indicaram que, até o mês de setembro, 95% da mandioca já havia sido colhida no estado. "Praticamente não há mais mandioca a ser colhida no Paraná, o que poderá fazer uma reversão na queda das últimas semanas", diz o pesquisador. Além deste fator, a falta de chuvas prejudicando a colheita no estado e também em algumas regiões do Mato Grosso do Sul influenciam o cenário.
A demanda possui alguns movimentos pontuais de demanda, mas segundo o pesquisador, é difícil falar de uma retomada para o final do ano, uma vez que parte da indústria já realizou seus estoques.