Santa Catarina reduz em 15% área de milho e vai depender ainda mais de importações mais caras

Publicado em 12/10/2022 09:27 e atualizado em 13/10/2022 10:35
Para piorar o cenário, excesso de chuvas está prejudicando o início do desenvolvimento das lavouras de milho no estado, assim como atrasando a colheita do trigo. Soja tem boa projeção de produção, mas quadro apreensivo para comercialização
Enori Barbieri - Vice Presidente da FAESC

Logotipo Notícias Agrícolas

O plantio do milho verão foi concluído em Santa Catarina com a confirmação de redução de 15% na área cultivada, o que vai deixar o estado ainda mais dependente de grãos provenientes de outros locais para atender a demanda anula de 7 milhões de toneladas. 

Segundo o vice-presidente da Faesc (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina), Enori Barbieri, a alta pressão de cigarrinhas nas últimas safras, juros agrícolas acima do normal e custeio de R$ 10 mil por hectare (o dobro da soja) foram o que levaram a redução de área. 

Além disso, o início do desenvolvimento dessas lavouras já foi prejudicado pelo excesso de chuvas e frio que acometem o estado e também atuam para atrasar a colheita do trigo, que neste ano de 2022 registrou o dobro do plantio realizado em 2021. 

Já para a soja, a expectava é de aumento de área cultivada, justamente em cima da redução do milho, e produção total de 2,7 milhões de toneladas. Barbieri destaca que será preciso ter boa produtividade neste ciclo para garantir rentabilidade, já que a safra foi plantada com custo alto e será vendida com preços mais baixos. 

Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente da Faesc no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Feijão-Caupi com pouca oferta e preços em alta Ibrafe: Feijão-Caupi com pouca oferta e preços em alta
China enfrenta escassez de farelo de colza após imposto de 100% sobre o Canadá
IBGE: Estimativa de fevereiro prevê safra de 323,8 milhões de toneladas em 2025, com recordes no algodão e soja
Produção de grãos na safra 2024/25 é de 328,3 milhões de toneladas em nova estimativa da Conab
Ibrafe: feijão-carioca estável e feijão-preto com viés de baixa!
Com clima favorável na lavoura, colheita da safra de arroz está adiantada em SC