Colheita do arroz se encerrou no RS e IRGA consolida queda de 8,9% na produção

Publicado em 17/06/2022 12:13 e atualizado em 17/06/2022 13:04
Área colhida foi menor do que a plantada e lavouras sofreram com problemas climáticos ao longo do ciclo. Por outro lado, algumas regiões se desenvolveram melhor do que outras e ajudaram e elevar o patamar dos números
Colheita do arroz se encerrou no RS e IRGA consolida queda de 8,9% na produção

Podcast

Colheita do arroz se encerrou no RS e IRGA consolida queda de 8,9% na produção

 

O Rio Grande do Sul finalizou os trabalhos de colheita da safra de arroz 2021/22 contabilizando redução na produção total, em relação ao contabilizado na safra anterior. Apesar da queda, os números foram melhores do que os esperados ao longo do ciclo. 

Segundo a diretora técnica do Irga (Instituto Rio-grandense do Arroz), Flávia Miyuki Tomita, o estado colheu 7,708 milhões de toneladas de arroz, um volume apenas 8,9% menor do que o da safra anterior de 8,464 milhões. Além disso, dos 957 mil hectares plantados, apenas 30 mil não foram colhidos. 

A liderança explica que algumas regiões tiveram desenvolvimento melhores do que outras, o que ajudou a compensar as perdas e elevar os números. Como exemplo, Tomita cita a região da Fronteira que perdeu 27 mil hectares, enquanto a região Sul não perdeu nenhum. 

Já do lado da comercialização, Tomita destaca que os preços do arroz no mercado não subiram para compensar o aumento dos custos de produção, o que deixa os produtores descontentes. A recomendação da entidade para o incentivo à diversificação e rotação de culturas como soja e milho para ajudar a elevar a rendar nas terras de arroz. 

Confira a íntegra da entrevista com a diretora técnica do Irga no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Comissão ouve ex-diretor da Conab sobre suspeitas na importação de arroz
COFCO vê potencial alta em safras de grãos do Brasil em 24/25 enquanto eleva capacidade
Como ficam os balanços americanos com as novas áreas de soja e milho? Confira análise da Hedgepoint
Ibrafe: Varejo relata boas vendas de feijão
Feijão: exportação é caminho para expandir cultura, mas ainda faltam contratos que deem segurança ao produtor