Com lavouras de milho e soja praticamente sem produção Ijuí/RS decreta fim precoce da safra de verão

Publicado em 19/01/2022 10:32 e atualizado em 19/01/2022 11:29
Sindicato Rural indica falta de chuvas e temperaturas altas como motivo das perdas de produtividade beirando os 100% no município. Momento agora é de buscar renegociações e começar a planejar a safra de inverno
Ércio Luiz Eickhoff - Presidente do Sindicato Rural de Ijuí/RS

Podcast

Com lavouras de milho e soja praticamente sem produção Ijuí/RS decreta fim precoce da safra de verão

A região de Ijuí no Rio Grande do Sul enfrenta um longo período sem chuvas e com temperaturas muito elevadas, o que impactou drasticamente o desenvolvimento das lavouras de milho e soja desta safra verão 2021/22.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Ijuí/RS, Ércio Luiz Eickhoff, esta é a segunda pior estiagem da história da região, perdendo apenas para a registrada em 1945, e pegou as lavouras justamente na época de enchimento de grãos.

O levantamento da entidade aponta que as lavouras de milho sequeiro já foram totalmente perdidas e que as de soja se encaminham para o mesmo desfecho, já que precisariam de chuvas nesta semana para ainda conseguir produzir algo.

Diante do cenário drástico, a liderança já decretou o final da safra de verão em Ijuí, sem produções de milho e de soja e recomenda que produtores já iniciem as tratativas para renegociação de contratos fechados e postergamento de parcelas de investimentos e pagamentos.

O presidente também destaca os impactos disso no restante das cadeias da região, como granjeiros e a bacia leiteira, que não tem alimentação suficiente para ofertar aos animais, que ainda sofrem com as temperaturas acima dos 40°C, correndo risco de morte.

Por fim, Eickhoff indica que os produtores já devem iniciar os planejamentos para a safra de inverno de 2022 com a expectativa de recuperar um pouco das contas que ficarão para trás.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Ijuí/RS no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
undefined