RS começa a plantar safra de arroz com expectativa de redução de área

Publicado em 06/10/2021 14:00 e atualizado em 06/10/2021 14:34
Irga aponta que diminuição no preço de mercado e aumento nos custos de produção motivaram pequena queda na intenção de plantio. Já produtividade, ainda é projetada em bons níveis após recuperação dos reservatórios de água com as últimas chuvas no estado
Flávia Miyuki Tomita - Diretora Técnica do Irga

Podcast

RS começa a plantar safra de arroz com expectativa de redução de área

A fronteira Oeste do Rio Grande do Sul já iniciou o plantio da nova safra de arroz 2021/22 que deve se estender até o fim de outubro e atingir todas as regiões gaúchas. A expectativa para este novo ciclo é de redução na área cultivada.

Segundo a diretora do Irga (Instituto Rio-grandense do Arroz), Flávio Tomita, o cultivo deve atingir 957 mil hectares nesta temporada, um decréscimo de 1,21% com relação ao registrado na safra passada 2020/21. Entre os fatores citados por ela para esta redução estão a consolidação cada vez maior da soja nas terras baixas e o aumento drástico nos custos de produção.

Já a produtividade é esperada elevada, assim como nos últimos dois anos. Tomita explica que havia receio devido a falta de chuvas, mas as últimas precipitações que caíram no estado ajudaram a recuperar os reservatórios de água que vão ser utilizados na irrigação das lavouras.

Olhando para o mercado, a liderança aponta que o atual patamar de preços de R$ 74,00 a saca deve permanecer vigente durante toda a safra estadual e dar a possibilidade de ganhos, porém com margens bem mais apertadas após redução deste valor e aumento nos custos.

Confira a entrevista completa com a diretora do Irga no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Produtores armazenam feijão olhando para o final do ano
Ibrafe: Mercado do feijão indica novas desvalorizações
Chuva atrasou plantio da canola, mas lavouras estão se desenvolvendo bem no momento
Clima seco e quente, mutação da mosca branca e não cumprimento do vazio sanitário fizeram explodir as viroses do feijão
Ibrafe: Perdas em São Paulo não impedem recuo nos preços do Feijão-carioca
Câmara Setorial do Amendoim se reúne para discutir criação do Dia Nacional do Amendoim