RS começa a plantar safra de arroz com expectativa de redução de área

Publicado em 06/10/2021 14:00 e atualizado em 06/10/2021 14:34
Irga aponta que diminuição no preço de mercado e aumento nos custos de produção motivaram pequena queda na intenção de plantio. Já produtividade, ainda é projetada em bons níveis após recuperação dos reservatórios de água com as últimas chuvas no estado
Flávia Miyuki Tomita - Diretora Técnica do Irga

Podcast

RS começa a plantar safra de arroz com expectativa de redução de área

A fronteira Oeste do Rio Grande do Sul já iniciou o plantio da nova safra de arroz 2021/22 que deve se estender até o fim de outubro e atingir todas as regiões gaúchas. A expectativa para este novo ciclo é de redução na área cultivada.

Segundo a diretora do Irga (Instituto Rio-grandense do Arroz), Flávio Tomita, o cultivo deve atingir 957 mil hectares nesta temporada, um decréscimo de 1,21% com relação ao registrado na safra passada 2020/21. Entre os fatores citados por ela para esta redução estão a consolidação cada vez maior da soja nas terras baixas e o aumento drástico nos custos de produção.

Já a produtividade é esperada elevada, assim como nos últimos dois anos. Tomita explica que havia receio devido a falta de chuvas, mas as últimas precipitações que caíram no estado ajudaram a recuperar os reservatórios de água que vão ser utilizados na irrigação das lavouras.

Olhando para o mercado, a liderança aponta que o atual patamar de preços de R$ 74,00 a saca deve permanecer vigente durante toda a safra estadual e dar a possibilidade de ganhos, porém com margens bem mais apertadas após redução deste valor e aumento nos custos.

Confira a entrevista completa com a diretora do Irga no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20
China promoverá modernização das fazendas para sustentar produção de grãos
undefined