Em Restinga Seca (RS), plantio do arroz segue atrasado e previsão indica mais chuvas para os próximos dias

Publicado em 10/11/2015 09:11
Em Restinga Seca (RS), plantio do arroz segue atrasado e previsão indica mais chuvas para os próximos dias. Chuvas forte e queda de granizo comprometeram muitas áreas de cultivo. Semeadura do grão chega a 20%, mas janela ideal termina no dia 15 de novembro. Muitas áreas terão que ser replantadas. No mesmo período do ano anterior, o cultivo já estava completo em 70% da área estimada.

O grande volume de chuvas que tem atingido o Sul do país nos últimos meses está atrasando o plantio do arroz na região de Restinga Seca (RS).  Com apenas 20% da semeadura concluída, os produtores se preocupam com a proximidade do fim da janela ideal de plantio que termina no próximo domingo (15).

Segundo o produtor rural, Flávio Giuliani, neste mesmo período do ano passado o percentual da semeadura era de 70%. Além disso, nesta temporada a chuva forte e queda de granizo comprometeram muitas áreas de cultivo que não poderão mais ser replantadas.

"A degradação da área foi em função da correnteza, e essas áreas foram abandonadas, porque não tem mais o que fazer em relação a plantio pelo menos nos próximos anos. Nós não temos solo suficiente para fechar as crateras que se formaram", explica o produtor.

Giuliani afirma ainda que nesta terça-feira (10) a região também recebe chuvas, e que a previsão é de 665 mm de precipitações até quarta. Ainda assim, informações da Climatempo dão conta de um período de estiagem a partir do dia 14 de novembro, podendo favorecer a continuidade do plantio.

Porém, o produtor ressalta que muitas áreas precisaram ser replantadas, sem tempo suficiente para terminar o cultivo dentro do período onde o potencial produtivo tem maior expressão. Além disso, no caso das áreas que já foram plantadas, as lavouras não estão recebendo as condições climáticas idéias, o que pode impactar em produtividade.

"Os produtores estão fazendo conta para ver se vale a pena replantar, uma vez que os custos já estavam altos e muitas áreas se perdeu tudo", destaca Giuliani considerando que os produtores devem optar pelo cultivo da soja que tem uma janela de plantio, dependendo da variedade, vai até dezembro.

Vale ressaltar que os agricultores da região vêm de quatro safras consecutivas de perdas devido ao clima.

Confira abaixo fotos enviadas pelo produtor:

Tags:

Por: Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil prevê apoiar produção de 1 mi t de arroz com contratos de opções, diz ministro
Preocupação com gripe aviária leva EUA a conceder US$ 176 milhões à Moderna para desenvolvimento de vacina
Fávaro diz em entrevista que leilão para importar arroz não é mais necessário
Comissão ouve ministro Paulo Pimenta sobre importação de arroz
Cerealistas defendem manutenção da isonomia tributária