Alta nos preços no mercado de suínos com menor oferta de animais e exportações puxando a demanda

Publicado em 16/08/2024 10:30 e atualizado em 16/08/2024 11:38
Relação de troca do preço do animal no mercado independente com o milho está favorável ao suinocultor
Valdomiro Ferreira - Presidente APCS
Podcast

Alta nos preços no mercado de suínos com menor oferta de animais e exportações puxando a demanda

O mercado de suínos no Estado de São Paulo registra sete semanas consecutivas de alta nos preços do animal vendido na modalidade independente, segundo o presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), Valdomiro Ferreira.  Os avanços nos valores, de acordo com ele, também têm sido vistos em outras regiões do país.

Ferreira explica que o motivo para estes aumentos vem da oferta escassa de animais e suínos com peso até 10 quilos abaixo do normal, somado a uma demanda pela proteína suinícola aquecida tanto no mercado interno quanto para exportações. 

De acordo com a liderança, esta lacuna na oferta neste momento é resultado de um superaquecimento em granjas em todo o Brasil entre setembro e outubro de 2023, fenômeno que provocou queda na produtividade, abortos nas fêmeas, problemas de fertilidade, entre outros problemas. 

Soma-se a isso as exportações recordes de carne suína brasileira em julho e a perspectiva de que o país termine 2024 acumulando 1,250 milhão de toneladas ou mais da proteína embarcada para o exterior. 

Desta forma, segundo Ferreira, o preço atual do suíno no mercado independente paulista (R$ 8,96/kg, ou 168,00 a arroba), compra 2,8 sacas de milho, relação de troca favorável para o suinocultor. O presidente da APCS projeta que até dezembro os preços do animal devem continuar subindo, e os produtores precisam ficar de olho nos preços dos principais insumos utilizados nas operações, principalmente o farelo de soja.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24
Média diária exportada de carne de frango tem ganho 50,1% até a 3ª semana de novembro/24
Ovos/Cepea: Vendas crescem no atacado, mas preços seguem estáveis
undefined