Pequenos criadores de animais terão alternativa para facilitar compra de milho

Publicado em 13/01/2022 14:38 e atualizado em 13/01/2022 15:21
De acordo com presidente da Fetag-RS, mecanismo de compra permite que o produtor rural adquira o insumo com preços reduzidos
Eugênio Zanetti - Vice-Presidente da Fetag-RS

Podcast

Entrevista com Eugênio Zanetti - Vice-Presidente da Fetag-RS sobre o Acesso dos criadores de animais ao milho

Neste início de janeiro o Governo Federal publicou lei que define o Programa de Venda em Balcão (ProVB) com o objetivo de favorecer pequenos criadores de animais na aquisição de milho. De acordo com Eugênio Zanetti, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), essa é uma boa alternativa, principalmente para os produtores da região Sul, que sofrem mais uma vez com a estiagem e perda nas safras de grãos. 

Segundo ele, com essa possibilidade, o produtor consegue adquirir o milho com preços cerca de R$ 5,00 mais barato por saca do que é costumeiramente visto no mercado. "A cada 15 dias a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) faz uma tomada de preços e estabelece uma média, e esse preço mais em conta vai para esta modalidade", disse.

Ele explica ainda que o criador precisa estar com a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP-Pronaf) ativa, e para ter acesso ao insumo, deve procurar o sindicato rural do Município para fazer a aquisição.

"No Sindicato o criador vai ter todas as instruções de quais documentos precisa ter em mãos e de quanto de milho vai poder comprar, uma vez que é pré-definida uma quantidade de milho por animal (diferente para bovinos, suínos, aves, peixes...) e aí se faz a conta multiplicando pela quantidade de cabeças na propriedade", diz.

O produtor então paga um boleto referente à quantidade comprada e depois recebe a autorização para retirar o insumo em um armazém credenciado da Conab. 

Por: Letícia Guimarães dos Santos
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)