Mercado de exportação de frango halal brasileiro deve crescer em 2021

Publicado em 23/09/2021 15:18 e atualizado em 23/09/2021 15:58
De acordo com especialista, intenção da Arábia Saudita de aumentar a produção local não deve obter o sucesso esperado, e o país deve continuar dependendo das importações da proteína
Omar Chahine - Gerente de Relações Internacionais da Cdial Halal

Podcast

Entrevista com Omar Chahine - Gerente de Relações Internacionais da Cdial Halal sobre o Mercado Halal

 

O primeiro semestre de 2021 encerrou com 942 mil toneladas de frango abatido na modalidade halal embarcadas, sendo a maior parte para a Arábia Saudita, segundo números da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). De acordo com o gerente de Relações Internacionais da Cdial Halal, Omar Chahine, a perspectiva para este ano é de crescimento em relação a 2020.

"Ainda é cedo para afirmarmos o quanto deve aumentar, mas com o avanço do processo de vacinação em vários países de religião muçulmana, retomada do turismo religioso, entre outras questões, a demanda deve ser maior do que no ano passado", disse. 

A Arábia Saudita, que em maio deste ano embargou a habilitação de 11 frigoríficos de frango brasileiros foi a que mais importou frango halal do país no primeiro semestre, chegando a 396.365 toneladas, segundo a ABPA.

Para Chahine, mesmo com o embargo e a intenção do país árabe em investir na produção local de frango, os sauditas devem continuar dependentes da importação da proteína, principalmente do Brasil, que tem qualidade e escala.

"A Arábia Saudita é um país muito quente, seco, e o custo para promover a ambiência de granjas em uma situação assim é muito caro, então acho que não haverá 100% de sucesso nessa empreitada", pontua. 

 

 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)