C.Vale deve manter estáveis os alojamentos de aves

Publicado em 02/06/2021 14:57
De acordo com gerente do setor avícola, expectativa é de retomada nos ritmos de negócio no mercado interno com avanço da vacinação contra a Covid-19
Maykon Buttini - Gerente Departamento de Produção Avícola da C.Vale

Podcast

Entrevista com Maykon Buttini - Gerente Departamento de Produção Avícola da C.Vale sobre a Produção de Aves

 

Download

Mesmo com a alta nos custos de produção para o setor de proteína animal e as incertezas sobre o comportamento consumidor no Brasil, a C.Vale deverá manter estáveis os alojamentos de aves, estimado em torno de 13,5 milhões de pintinhos por mês. Segundo o gerente do departamento de produção avícola da cooperativa, Maykon Buttini, a perspectiva para o segundo semestre é de que os negócios no Brasil comecem a retomar o ritmo pré-pandemia, à medida em que a vacinação contra a Covid-19 avançar. 

De acordo com Buttini, o aumento nos custos de produção chegam a cerca de 60% nos últimos 12 meses, levando em conta a alta de cerca de 120% no preço da saca de milho e de 60% no tonelada do farelo de soja. "É um desafio fazer o repasse, ainda que em parte, para a ponta consumidora. O aumrnto não é bem aceito, sobreturo neste período em que a população está descapitalizada", disse. 

Ele afirma que para tentar reduzir os impactos causados pelos custos de produção, a C.Vale aposta na programação de compra dos insumos, na tentativa de aproveitar melhores preços, e no melhoramento da eficiência da produção. 

Em relação à questão da Arábia Saudita, que em maio suspenseu a habilitação de 11 frigoríficos brasileiros processadores de aves, Buttini acredita que as empresas que tiveram a credencial retirada deverão tentar canalizar este excedente de produção para outros países que já são parceiros comerciais do Brasil para a compra da proteína. 

"Acredito que as empresas devam tentar programar as vendas para outros países para que o produto não fique em solo brasileiro, podendo gerar pressão de baixa nos preços do frango por aqui", pontuou. 

Leia Mais:

+ Começa a valer embargo da Arábia Saudita a 11 frigoríficos de frango brasileiro

+ Exportação de carne de frango surpreende e supera resultados de maio/20 e abril/21

 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos