Trégua rápida: Chuvas volumosas na região sul do Brasil voltam acontecer já no domingo (12)
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo
A semana foi marcada por vários eventos meteorológicos no sul do Brasil e após a passagem de um novo ciclone, chuvas com volumes expressivos e massa de ar frio, o sábado terá tempo estável no Rio Grande do Sul, mas um novo sistema já começa a se formar e uma nova frente fria deve atingir o estado, devolvendo as condições de chuvas expressivas a partir do próximo domingo (12).
Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), destaca também que as temperaturas começam a subir nos três estados, minimizando assim as chances de geadas em todo o sul do Brasil. A frente deve ficar restrita ao Rio Grande do Sul, sendo esperados os maiores volumes entre 20 e 60 milímetros em várias regiões, sendo os maiores acumulados previstos para a região leste do estado.
A previsão indica que as temperaturas podem voltar a cair na próxima semana, após a passagem da frente fria. Mas, segundo Francisco, o ar frio não deve ter grande intensidade e até a manhã desta sexta-feira (10), os modelos quase não indicavam possibilidades de geadas. Já os modelos americanos de previsão, mostram que a segunda quinzena de julho será com chuvas menos frequentes no sul do Brasil.
Para o Sudeste do Brasil neste final de semana, Francisco destaca que o ar frio pode continuar em atuação em Minas Gerais. "Amanhã ainda tem condição de geadas no sudeste de Minas Gerais, mas são geadas fracas", afirma. O tempo continuará seco, o que favorece a colheita do café que está em acontencimento no estado.
Veja a previsão completa no vídeo acima
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet