Passagens de frentes frias serão mais frequentes a partir da próxima semana, provocando mais chuvas nos estados do Sul do país
Podcast
Entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre o Previsão do Tempo
Nesta sexta-feira, o inverno começa no hemisfério sul e a expectativas é que as temperaturas não fiquem acima da média em todo país e com umidade nos estados do sul. No entanto, as passagens de frentes frias devem ser mais freqüentes a partir da próxima semana na região sul.
Segundo a Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Morgana Almeida, a expectativa é que neste ano o inverno não será tão rigoroso. “De uma maneira geral tem uma previsão de que a nova estação tenha temperaturas variando de normal à ligeiramente acima da média. Apesar disso, alguma incursão de massa de ar frio pode trazer temperaturas baixas”, afirma.
Com influência do El Niño, o sul do país deve ter uma maior freqüência de passagens de frentes frias e tem uma tendência de que esse sistema favoreça a atuação dessas frentes frias. “Com isso, pode ter um reflexo do volume de precipitações acima do normal nas regiões do centro norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina”, comenta.