Chuvas voltam ao Sul do país na sexta-feira com fim do bloqueio atmosférico; 2ª quinzena de maio será mais úmida no Centro-Sul
Podcast
Previsão do tempo com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca nesta segunda-feira (07) que o bloqueio atmosférico que vem impedindo o avanço das frentes frias no Brasil deve perder força nesta semana.
O final de semana já trouxe algumas nuvens para Mato Grosso do Sul e Paraná, na região de fronteira com o Paraguai. Agora, entre quinta e sexta-feira, uma frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No final de semana, a região Sudeste já deve receber os efeitos deste avanço, com chuvas rápidas no centro-oeste de São Paulo.
Nos últimos cinco dias, as chuvas ficaram acumuladas na porção Norte do país, bem como a região da Campanha, no extremo sul do Rio Grande do Sul, também recebeu bons volumes. No Mato Grosso, as chuvas continuam com volumes consideráveis.
Apesar de não serem tão volumosas e persistentes, as chuvas também continuam na região Nordeste, favorecendo as condições de umidade no solo.
A partir da segunda quinzena de maio, boa parte do país deverá ter uma queda de temperatura impulsionada pelo avanço de frentes frias seguidas por massas de ar frio. A região Centro-Sul, assim, terá uma condição mais úmida.