Chuvas aumentam e temperaturas caem no Sul do Brasil com chegada da primeira massa de ar frio de 2018
Podcast
Chuvas aumentam e temperaturas caem no Sul do Brasil com chegada da primeira massa de ar frio de 2018
Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destacou nesta sexta-feira (23) que a última quinzena de março teve uma maior frequência de atuação de sistemas frontais no Sul do Brasil, modificando o padrão seco e escasso.
Apesar de o verão ter terminado na última terça-feira, as chuvas típicas da estação continuam se fazendo presentes. O Sol aparece no começo do dia e à tarde, quando a noite recebe pancadas significativas.
Ela deixa um alerta para a população da porção Norte do país, já que estes estão recebendo mais chuvas do que o restante das regiões. O Matopiba conta com bastante instabilidade, enquanto as chuvas se reduziram no centro-sul de Goiás. Áreas de instabilidade também são observadas sobre o norte do Paraná e de Santa Catarina.
O grande destaque, porém, é a chegada de uma frente fria no extremo sul do país, com volumes significativos de chuva a partir de amanhã. A massa de ar frio, que vem na retaguarda desse sistema, é a primeira do outono, devendo derrubar temperaturas não somente no Sul, mas na região Central e Norte do país.
Um sistema de alta pressão ainda deve se deslocar a atuar no Sul do Brasil, no Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Mato Grosso, sul e oeste de Rondônia e leste do Acre, onde esse fenômeno é conhecido como "friagem".
Entre 23 e 31 de março, os modelos indicam um maior volume de chuvas no extremo sul do país.