Inmet prevê muita chuva para MT, GO, MG e Matopiba a partir da próxima quinta-feira (08) e recomenda agilidade na colheita
Morgana Almeida, chefe do centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), faz um alerta para os produtores do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Matopiba: a partir da próxima semana, há um indicativo de um corredor de umidade se formando e favorecendo um clima com uma nebulosidade mais intensa, com chuvas a qualquer hora do dia.
Se essa previsão viera a se confirmar, a Zona de Convergência do Atlântico Sul irá trazer uma condição chuvosa em toda a parte Central do país e o Matopiba a partir da próxima quinta (8) e sexta-feira (9).
Já o Sul do país teve, ao longo de toda a semana, um tempo mais instável. Houve uma chuva mais significativa no início da semana, acompanhada de queda de granizo, com várias lavouras na região sendo atingidas. Praticamente todo o Brasil, com exceção do extremo norte de Goiás, Bahia, Minas Gerais e extremo norte do Rio Grande do Sul recebeu bons volumes.
Hoje pela manhã, a região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, recebeu 82mm de chuvas concentrada e localizadas ao longo de duas horas - situação que chamou a atenção das estações meterológicas do Inmet, já que uma estação próxima recebeu apenas 33mm no mesmo período.
Para o sábado (03), a condição ainda é chuvosa no centro-norte do Rio Grande do Sul, com chuvas isoladas nos estados da região Centro-Oeste. A partir de quarta-feira (7), os volumes serão mais generalizados no Matopiba, com intensificação na quinta (8). Por conta dos fatores atmosféricos, Almeida acredita que a condição climática pode ser considerada uma invernada.
Nos próximos cinco a dez dias, a mesma distribuição de chuvas é apontada pelo Modelo Americano. A partir do dia 10 de março, haverá um aumento significativo não só dos volumes, mas também da área de abrangência.