Região Central do país (MG, BA, GO e leste de MT) com condições de colheita a partir do próximo domingo, avisa Inmet
Mamedes Luiz Melo, meterologista do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), destaca que, nesta quarta-feira (07), as chuvas estão mais concentradas próximo à região do Matopiba, com uma grande nebulosidade e volumes acima de 100mm. A concentração é maior no Pará, no Tocantins e no norte de Minas Gerais.
Este movimento é influenciado, principalmente, pela Zona de Convergência do Atlântico-Sul. Os volumes, a partir de hoje, devem ser menores no Maranhão e no Piauí, mas a nebulosidade continua e ainda deve provocar chuvas para a próxima quinta-feira.
A partir de sábado, essa região tem uma diminuição maior nos volumes, embora as chuvas também não parem por completo. Observa-se, a partir de então, um aumento de chuvas na região Sul, fazendo o movimento inverso. No Rio Grande do Sul, esta será uma chuva rápida, em forma de tempestade.
Na terça-feira, as chuvas diminuem no Paraná e em Santa Catarina e voltam para a região do Matopiba. Enquanto isso, a região mais central do Brasil tem uma trégua nos volumes a partir de domingo e passa quase toda a semana com poucas chuvas e bastante sol, dando condições para a realização da colheita.
O Inmet atualiza as previsões diariamente, de forma que os produtores devem acompanhar as informações para ter o prognóstico mais acertado para sua região.