Chuvas do final de semana aliviam o cafezal e começam processo de recuperação das lavouras em Boa Esperança/MG

Publicado em 07/12/2020 15:27 e atualizado em 07/12/2020 17:14
Entrevista com Henrique Rezende Pacheco sobre o Acompanhamento de Safra do Café
Henrique Rezende Pacheco - Presidente do Sindicato Rural de Boa Esperança/MG

Podcast

Entrevista com Henrique Rezende Pacheco sobre o Acompanhamento de Safra do Café

 

Download

Assim como as demais cidades de Minas Gerais, Boa Esperança também sofre com os impactos da falta de chuva e altas temperaturas nos cafezais. "Principalmente as lavouras mais novas tiveram um prejuízo muito grande nessa floração", comenta Henrique Rezende Pacheco, presidente do Sindicato Rural de Boa Esperança/MG. 

De acordo com Henrique, apenas há 15 dias as chuvas voltaram com mais regularidade na região, no entanto, os acumulados do último final de semana garantem alívio para o solo e ajudam a iniciar o processo de recuperação da lavoura. "Ontem choveu com bastante pancada e agora, em dezembro, é a hora que as lavouras estão começando a recuperar", afirma. 

Questionado sobre as perdas para 2021, o presidente destaca que ainda é cedo para quantificar os impactos, mas reforça que as perdas de fato já existe, considerando o ano de bienalidade baixa. Além disso, afirma que muitos produtores optaram pela poda.

"Muitas lavouras não tiveram crescimento por falta de chuva e agora que eles estão começando a vegetar bem", comenta. Segundo Henrique, as lavouras que estavam programadas para colher entre 20 e 25% no ano que vem, mas que foram impactadas pela seca, foram podadas. 

Veja a entrevista completa no vídeo acima

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mesmo com safra brasileira no pico, mercado tem preocupação com oferta e clima, fazendo arábica avançar 2%
Nas históricas ruas do Centro, Campeonato Santista de Barista vai agitar o final de semana e promover o consumo de café especial
Safra do Brasil é mais rápida, NY volta a ignorar e avança mais de 700 pontos
Colheita de café 24/25 do Brasil atinge 58%, diz Safras
Robusta avança 2% com suporte nas preocupações com o Vietnã