Falta de chuva no café: Área de poda deve crescer pelo menos 30% no sul de MG e aumentar perdas da safra 21
Podcast
Entrevista com Guy Carvalho - Produtor de Cafés Especiais sobre o Acompanhamento de Safra do Café
Apesar das previsões terem indicado chuvas para áreas do café esta semana, os volumes ainda foram baixos e produtores registraram queda de granizo, o que trouxe ainda mais preocupação para a safra de 2021. Todas as áreas de produção cafeeira em Minas Gerais e na Alta Mogiana/SP enfrentam a estiagem mais severa dos últimos anos e a nova safra já começa com potencial de perda para o Brasil.
Segundo Guy Carvalho, produtor de café especial em Minas Gerais, a perda para a safra 21 é cada vez mais evidente e que as chuvas daqui pra frente já não salvam mais as lavouras que foram duramente afetadas pela falta de chuvas e altas temperaturas dos últimos dois meses. "A grande preocupação é que o cafeeiro ficou os últimos seis meses e meio com chuvas muito abaixo da média e agora no período de florescimento, nós tivemos temperaturas muito elevadas", afirma Guy.
Consequência da falta de chuva, os produtores de Minas estão precisando fazer podas em lavouras que não precisaria passar por esse cuidado em 2020. "Já é um resultado desse clima desfavorável. Aumento a área de poda, que vai refletir numa redução da próxima safra porque essas áreas deveriam produzir pelo menos alguma coisa", explica. É importante ressaltar que a safra de 21 já deve ser de ciclo baixo para o Brasil.
Veja a análise completa no vídeo acima