Café: Brasil teve em 2018 maior volume exportado dos últimos dois anos; China ampliou compras em mais de 150%

Publicado em 30/01/2019 14:52
Os embarques de café pelo Brasil (verde, solúvel e torrado & moído) totalizaram 35,5 milhões de sacas no ano civil de 2018. O maior dos últimos dois anos e um salto de 13,9% em relação a 2017, com receita de US$ 5,1 bilhões. Expectativa para 2019 é ainda otimista e mercado asiático está no radar.
Nelson Carvalhaes - Presidente Cecafé

Podcast

Entrevista com Nelson Carvalhaes - Presidente Cecafé sobre o Exportações de Café

 

Download
 

Nesta quarta-feira (30), o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, conversou com o Notícias Agrícolas e destacou que as exportações de café tiveram um salto no Brasil no ano de 2018.

Segundo Carvalhaes, houve uma boa recuperação no mercado mundial, com 35,5 milhões de sacas exportadas, entre café verde, solúvel e torrado e moído.

Essa recuperação se deu, principalmente, porque o ano de 2017 sofreu os efeitos da quebra de safra com a seca no Espírito Santo, de forma que o Brasil conseguiu recuperar o espaço perdido no ano que se encerrou. O café robusta, por sinal, contou com quase 300 mil sacas a mais.

Os principais destinos compradores continuam firmes, como Estados Unidos, Bélgica, Japão, Reino Unido, entre outros. Houve, entretanto, um aumento de exportações para a China, que ampliou suas compras em mais de 150%, em mais de 160 mil sacas de 60 kg, bem como para países produtores de café.

Para 2019, o cenário é otimista e o mercado asiático deve continuar no radar das exportações.

Exportações Brasileiras de Café para a China

Por: Jhonatas Simião e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mesmo com safra brasileira no pico, mercado tem preocupação com oferta e clima, fazendo arábica avançar 2%
Nas históricas ruas do Centro, Campeonato Santista de Barista vai agitar o final de semana e promover o consumo de café especial
Safra do Brasil é mais rápida, NY volta a ignorar e avança mais de 700 pontos
Colheita de café 24/25 do Brasil atinge 58%, diz Safras
Robusta avança 2% com suporte nas preocupações com o Vietnã