Na comparação de desempenho econômico da pecuária e do setor automobilístico, o boi deixa o automovel na poeira
Podcast
Na comparação de desempenho econômico da pecuária e do setor automobilístico, o boi deixa o automovel na poeira
De acordo com um estudo feito pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), mostra que o desempenho econômico da pecuária no Brasil fatura e gera mais empregos que o setor automobilístico.
O produtor rural de Itambé/PR, Nivaldo Forastieri, aponta que o agronegócio minimizou os efeitos da crise econômica nos últimos três anos no país. “Não é só a pecuária que vem crescendo. No caso da soja, se comparar com qualquer outro setor, a oleaginosa vai ser superior”, afirma.
Confira dos dados da ABIEC:
Em relação aos dados da ABIEC, o produtor destaca que nos últimos dez anos o Brasil registrou um crescimento de 135% nas exportações da pecuária. “Atualmente, 30% dos empregos formais são gerados pelo agronegócio, mas se pararmos pra pensar o setor automobilístico tem muitos incentivos”, argumenta.
No entanto, ainda faltam iniciativas dos meios de comunicação em divulgar os dados e as estatísticas sobre o desenvolvimento do agronegócio na economia do Brasil. Além de trabalhar como produtor rural, Nivaldo também exerce a função de advogado e promove setor agrícola entre os advogados.
“Percebi que poderia ajudar o agronegócio através do meio jurídico, afinal nem todos os escritórios que fazem consultoria são especializados. Por isso, através de uma associação dos advogados estou levando informação”, finaliza.