Produtores pedem ao governo do MS redução do ICMS se JBS não cumprir acordo; Minerva teria manifestado interesse no estado
Nesta manhã, o JBS retomou as compras no Mato Grosso do Sul, após dez dias de paralisação das atividades em decorrência de um bloqueio de bens por parte do estado.
Jonatan Pereira Barbosa, presidente da Acrissul, destaca que há um acordo bem encaminhado, aprovado pelos produtores, pela Assembleia Legislativa e pelo Governo do Estado, com um último ajuste ainda a ser feito em relação ao pagamento das parcelas do bloqueio anterior.
Da parte do frigorífico, Barbosa destaca que o acordo inclui a garantia dos empregos e também dos pagamentos para os produtores, já que as compras têm sido feitas a prazo. Os pecuaristas estão receosos e muitos não querem vender.
A atividade das sete plantas, que responde a 40% dos abates do estado, ou seja, 7 mil bois por dia, está de volta à normalidade, embora os produtores, para se proteger, tenham solicitado ao governo para que seja feita a redução da alíquota do ICMS, frente à inseguridade causada pela situação.
O JBS paga, hoje, R$134/@ no prazo. Outros frigoríficos começam a oferecer preços acima desse valor.