Pecuária de precisão apura em tempo real o ganho de peso dos animais e auxilia nas decisões para melhor desempenho do rebanho
O pecuarista Pedro Merola, que possui uma propriedade em Santa Helena (GO), realizou um trabalho experimental em parceria com a Bosch para desenvolver um modelo de pecuária de precisão dentro de sua fazenda, no qual foi possível conhecer o peso dos animais diariamente, como forma de obter um melhor filtro e uma melhor rentabilidade em seu negócio.
Foi desenvolvida uma espécie de cerca pela qual o animal aprende a passar para se alimentar e beber água. Neste momento em que o animal passa pela cerca, uma balança pesa o animal em tempo real - sendo que cada animal passa de 8 a 12 vezes por dia nesta cerca.
Há um chip que consegue identificar qual é o animal que está passando e qual é o sentido pelo qual ele passa. Um algoritmo foi desenvolvido, em parceria com o MIT, para considerar fatores externos que influenciam no peso, como chuva e barro, excluindo-os da conta final.
Para comprovar os benefícios deste modelo, foi feito um teste com 697 animais manejados de forma tradicional. 0,1% ficaram doentes de forma subclínica. 6% deveriam ser abatidos com valor de vaca e 30% foram abatidos com mais dias do que o necessário. Apenas 2% dos animais foram manejados de acordo com as informações que seriam obtidas caso estivessem sujeito ao modelo, que renderia um lucro adicional de R$43 por animal.
A ferramenta deve entrar em estado comercial ao longo das próximas semanas, como conta Merola.