Pecuaristas e consumidores são penalizados pela política dos varejistas de não repassar queda na @ do boi para preços da carne
Um levantamento feito pela Acrimat identificou que, mesmo com os preços da arroba em baixa para o produtor, essa queda não está sendo repassada para o consumidor final no varejo, apontando uma disparidade entre o preço da carne ao produtor e ao consumidor.
De acordo com Luciano Vacari, Diretor-Executivo da Acrimat, "não existe uma explicação técnica. O consumidor vem sendo penalizado pela política dos grandes varejistas de não repassar todo esse enfraquecimento da arroba do boi gordo".
A arroba atingiu seus menores índices desde 2012. Em contrapartida, a carne teve um aumento de mais de 100% no varejo. Um preço mais acessível, na visão de Vacari, poderia estimular a demanda. "A gente quer que a cadeia seja justa, onde todo mundo ganhe o seu dinheiro e não prejudique como está prejudicando", diz.
Desde 2005 vem ocorrendo um descolamento muito grande dos valores praticados entre varejo e o preço no atacado, que é diretamente ligado ao preço da arroba do boi.
Demanda
Com números de oferta maiores em 2017, há uma tranquilidade na escala de abate dos frigoríficos. Vacari diz que essa maior oferta deve ser utilizada também para a conquista de novos mercados.
No entanto, o maior volume já está precificado na arroba. O vice-presidente aponta que, daqui para a frente, a demanda será o grande driver nos preços do boi gordo no mercado.