Preços da arroba do boi estão firmes e com potencial para bater os recordes do ano em algumas regiões
O mercado do boi continua firme nesta semana, mesmo com escalas confortáveis para algumas indústrias. Em São Paulo, a referência se aproxima cada vez mais dos R$150,00/@, à vista, e em algumas regiões há a expectativa da cotação bater o recorde do ano.
Segundo o consultor da Scot Consultoria, Alex Santos Lopes, os frigoríficos não encontram espaço para derrubar o preço da arroba, embora o consumo interno esteja fraco neste ano. Sendo assim, os preços estão refletindo a baixa disponibilidade de animais terminados em 2015.
"A tendência ainda é de alta, e devemos ter pelo menos até o final de novembro novas valorizações. Entre outubro e novembro geralmente temos o pico da entressafra, e neste ano a falta de chuvas deve atrasar ainda mais a oferta de boi a pasto", explica Lopes.
A partir de dezembro, o analista afirma que alguns fatores já indicam a possibilidade de estabilidade no mercado, com melhor ímpeto para valorizações, sendo um deles o incremento dos animais a pasto.
Para 2016 as projeções também apontam que a oferta de animais continuará restrita, mas os reflexos da crise no consumo interno devem ser acompanhados de perto pelo setor.