MT: Chuvas regulares se confirmando podem trazer umidade do solo para acima da média na 2ª quinzena de outubro
Os produtores brasileiros, em especial do Brasil Central, continuam muito atentos aos modelos climáticos e as previsões que indicam as chuvas para as próximas semanas. A segunda quinzena de outubro deverá chegar com volumes mais intensos e uma abrangência maior, além de mais frequência, o que deverá trazer um ambiente mais favorável ao plantio da soja que já registra um atraso na região em função do tempo seco e quente.
Segundo explicou o analista de safra da EarthDaily Agro, Felippe Reis, o estado de Mato Grosso - maior produtor de soja do Brasil - é um dos que mais sofre com a estiagem, tendo registrado apenas 10 mm na média estadual nos últimos 160 dias, contra a média "normal" seria mais de 110 mm. Mas, as notícias são melhores a partir de agora.
"Tanto o modelo americano, quanto o modelo europeu já trazem chuvas a partir da próxima terça-feira. Entre os dias 15 e 20 de outubro, devemos ter volumes maiores de chuvas, com o modelo europeu indicando um acumulado de mais de 60 mm nos próximos 14 dias, com a média em 57 mm, ou seja, chuvas acima da média. Já o americano traz chuvas abaixo, com 35 mm. Ainda assim, se compararmos os 35 mm para as próximas duas semanas com a média de 10 mm dos últimos cinco meses, ainda deve trazer uma recuperação da umidade.
A outra boa notícia, ainda como detalha Reis, é que o modelo europeu - que indica chuvas mais volumosas - tem sido o mais assertivo.
Agora, o importante é o monitoramento sobre a confirmação destas chuvas e se elas chegarão não só de forma regular, mas com boa frequência que permita a recomposição dos níveis de umidade nos solos mato-grossenses. "Tendo chuvas regulares, mesmo que abaixo da média, mas com boa frequência já permite que a soja, com toda a genética que é trabalhada hoje, tenha uma produtividade razoável. Nos demais estados precisamos de um pouco mais de chuvas, acima da média, para que tenhamos uma produtividade boa", afirma o analista da EarthDaily Agro.
Hoje, os níveis de umidade nos solos de Mato Grosso estão de 60% a 70% abaixo da sua normalidade e estas chuvas previstas entre os dias 15 e 20 de outubro serão muito bem-vindas, e a partir do momento em que chover entre 40 e 45 mm, a umidade já começa a melhorar, se tornando mais adequada ao plantio e ao desenvolvimento inicial da soja.
Na entrevista completa, no vídeo acima, confira a previsão com mais detalhes para o Sul do Brasil - em especial o Rio Grande do Sul, com o excesso de chuvas - e mais regiões do país.