Família de suinocultores chega à 3ª geração na sucessão familiar, com implantação de novas tecnologias e de olho na sustentabilidade

Publicado em 12/12/2022 12:06 e atualizado em 12/12/2022 12:48
Granja da família Van Den Broek, no interior de São Paulo, é autossuficiente em energia, vinda do tratamento dos dejetos dos animais
Alberto Van Den Broek - Sócio Proprietário da Granja JA Agropecuária

Podcast

Família de suinocultores chega à 3ª geração na sucessão familiar, com implantação de novas tecnologias e de olho na sustentabilidade

O comando da produção de suínos na granja JA Agropecuária, em Mogi Mirim, no interior de São Paulo, vai passar mais uma vez para outra geração da família Van Den Broek, chegando à terceira geração da família a tocar os negócios. A história familiar e a evolução da produção foram destaque e renderam homenagem durante o evento Clube do Leitão, realizado pela Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS).

Alberto Van Den Broek e seu filho Rafael recebem homenagem

Desde 1984, os irmãos Alberto e João Gilberto Van Den Broek vêm tocando a produção de suínos na JA Agropecuária, tendo herdado o posto dos pais, que iniciaram na pecuária leiteira quando o patriarca veio da Holanda para residir em Holambra, em 1950. Agora, o bastão será passado para o filho de Alberto Rafael, e de João Gilberto, Kollien.

"Mais ou menos em 1960 meu pai começou na suinocultura, com duas matrizes, e foi ampliando a produção, até que eu e meu irmão assumimos os negócios em 1984, com a propriedade já com 300 matrizes", disse Alberto.

De lá pra cá, os negócios da família cresceram, e agora a produção em ciclo completo conta com 2 mil matrizes. O diferencial, e que contribuiu para a homenagem recebida, o Troféu Arnaldo Jardim, concedido pela APCS, vem também pelo valor ao conceito de sistentabilidade.

"Hoje somos autossuficientes em energia elétrica, vinda do tratamento dos dejetos dos suínos, e que rendem também adubo e fertirrigação para a agricultura de propriedades da região. Além disso, em 11 meses do ano, somos autossuficientes na utilização de água de reúso para várias aplicações na propriedade", conta Alberto.

O filho, Rafael, também engrossa o coro na nessecidade de alinhar a produção com a preservação ambiental, planejando com o primo Kollien aplicar mais tecnologia na JA Agripecuária, como a automação na suinocultura, que já é realidade.

 

 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O poder do autoconhecimento para uma gestão rural que gera valor
Fórum ATeG Senar na Fenagen vai debater assistência aos pecuaristas para otimizar produção
Cooperativas debatem com o governo federal medidas como acesso ao crédito
Irmãs seguem os passos do pai e assumem propriedade algodoeira em Candiba (BA)
Exportações de peixes de cultivo crescem 72% no segundo trimestre de 2024
CNA promove debate sobre ativismo judiciário e terceirização