Para o agronegócio brasileiro crescer, é preciso ousadia e bom relacionamento com o mercado internacional

Publicado em 14/06/2021 19:00 e atualizado em 15/12/2021 09:46
CONEXÃO CAMPO CIDADE (14/06)
Conexão Campo Cidade -

O agronegócio e os setores urbanos estão intrinsecamente conectados, já que as cadeias produtivas de alimentos influenciam diretamente no cotidiano das cidades. Porém, muitos ruídos de comunicação entre as duas pontas geram discussões e desentendimentos que merecem atenção. Nesse contexto, o site Notícias agrícolas e a consultoria MPrado desenvolveram o projeto Conexão Campo e Cidade, que visa debater diversas questões relacionadas aos negócios que envolvem os ambientes urbanos e rurais.

Confira aqui todas as edições do Conexão Campo Cidade

O que foi destaque no programa:

Relacionamento com o mercado internacional.

A China é o maior parceiro comercial do agronegócio brasileiro, no entanto, a troca de acusações ao longo da pandemia criou atritos no relacionamento comercial entre os dois países. Enquanto isso, países europeus acusam o Brasil de ser um país desmatador, manchando a imagem do país diante do mercado internacional. Para o Brasil recuperar o prestígio internacional, será necessário ousadia e uma política mais diplomática.

Crise hídrica e energética.

O Brasil está prestes a passar por uma crise energética em 2021, já que as reservas hídricas do país estão em níveis alarmantes. O governo já tenta encontrar soluções para não haver apagões, como a utilização de energia fora do pico e a liberação de outras fontes energéticas no sistema de abastecimento e isso terá como consequência uma energia elétrica mais cara para o consumidor final. O Brasil possui capacidade para outras fontes de energias renováveis, como é o caso da energia solar, mas a falta de planejamento e incentivos acaba limitando a utilização dessas matrizes energéticas.

 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pesquisa da Fiesp aponta que custo elevado do seguro agrícola é principal entrave para contratação do serviço
Apesar de carta de retratação, Carrefour deve sofrer impactos negativos na demanda do consumidor em suas lojas
MERCOSUL-UE: Manutenção do ambiente institucional e livre comércio depende do diálogo
Brasil deverá ser responsável pela soberania mundial em proteína animal e biocombustíveis
Defensivos agrícolas em pauta: Câmara debate neonicotinóides e seus impactos no campo e no meio ambiente
Carta Aberta de representantes da cadeia produtiva brasileira em resposta ao CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul
undefined