A pandemia ainda não acabou e o agronegócio já se prepara para a próxima dificuldade: a crise hídrica
O agronegócio e os setores urbanos estão intrinsecamente conectados, já que as cadeias produtivas de alimentos influenciam diretamente no cotidiano das cidades. Porém, muitos ruídos de comunicação entre as duas pontas geram discussões e desentendimentos que merecem atenção. Nesse contexto, o site Notícias agrícolas e a consultoria MPrado desenvolveram o projeto Conexão Campo e Cidade, que visa debater diversas questões relacionadas aos negócios que envolvem os ambientes urbanos e rurais.
Confira aqui todas as edições do Conexão Campo Cidade
O que foi destaque no programa:
Rastreabilidade do gado brasileiro.
Nos últimos meses, países e empresas da Europa têm pressionado o Brasil para que o país garante a sustentabilidade da carne brasileira. Segundo os europeus, parte da carne que o Brasil exporta teria como origem a Amazônia. Isso exigiu que o país adotasse medidas de rastreabilidade do gado brasileiro, como é o caso das guias de transporte animal. Apesar de não serem documentos públicos, as GTAs são a garantia da origem do animal.
Cultura do Desperdício.
Todos anos toneladas e toneladas de alimentos são desperdiçados, tanto no campo, quanto nas cidades. As perdas vão desde o transporte inadequado desses alimentos até o momento em que eles chegam aos supermercados, quando apenas os mais "bonitos" são selecionados (tendo os hortifrutis como os grandes exemplos desse tipo de seleção). Para evitar esse tipo de situação, ações sustentáveis precisam ser tomadas nas duas pontas da cadeia.