Projeto "Construtores de Solos" é retomado pelo Notícias Agrícolas em parceria com a Embrapa Solos
Os prejuízos causados por solos mal conservados são enormes e giram entre US$ 12 a US$ 16 bilhões de dólares, é o que afirma José Carlos Polidoro, pesquisador da Embrapa Solos. Grande parte desse prejuízo pode ser revertido ou evitado, já que a agricultura brasileira é uma das mais sustentáveis e conservacionistas do mundo. "Quase todo esse prejuízo é tomado pelo produtor rural, que se adotar boas práticas de manejo, consegue evitá-lo sem a necessidade de grandes investimentos", diz Polidoro.
Frente ao tamanho desafio de informar os produtores rurais sobre essas boas práticas de manejo, o site Notícias Agrícolas retoma o projeto "Construtores de Solos", realizado em parceria com a Embrapa Solos. A iniciativa irá percorrer as principais regiões produtoras do Brasil, levando soluções para a diminuição das erosões e, consequentemente, o aumento de produtividade.
"O objetivo não é procurar culpados, mas sim soluções. Um solo bem manejado além de ser fonte de boas produções, também é fonte de água. A agricultura brasileira já resolveu o problema da alimentação no país, por isso vemos uma cesta básica tão barata hoje em dia. Agora, através da reconstrução de solos, a agricultura também poderá resolver o problema de disponibilidade de água limpa no Brasil", explica.
Veja também:
>> Encontro de Construtores de Solos do Oeste da Bahia