Mesmo com plantio direto, a estiagem arrasou lavouras no PR. O que falhou?
A professora e pesquisadora Marie Bartz, filha do "pai" do plantio direto, Herbert Bartz, conversou com o Notícias Agrícolas para destacar que, de acordo com as diferentes condições das lavouras, o plantio direto pode oferecer resultados diferentes.
As áreas não são homogêneas. Entretanto, também é preciso saber se o produtor está seguindo a técnica ou o sistema do plantio direto. No sistema, existe o envolvimento do solo, a manutenção da palhada e a rotação de culturas aliada à adubação verdade.
A parte biológica do solo também deve ser trabalhada. Assim, observar a biodiversidade que está presente ajuda a equilibrar esse sistema.
O perfil do solo, em si, não é problema. A grande questão é a qualidade da matéria orgânica que você vai adicionar nesse solo. Muitas vezes, a matéria orgânica têm qualidade ruim e você não consegue recompor essa matéria. A biologia do solo é quem faz esse papel e o que alimenta é quem está em cima - ou seja, as culturas.
Uma rotação apenas com soja e milho não cumpre o papel. Como explica Bartz, isso não seria rotação e sim, apenas sucessão. Para fazer parte do sistema é preciso que tenha um número de culturas, com rotação ao longo do tempo e em vários talhões.
Veja ainda:
>> Região da Cooperativa Lar, no PR, tem perdas de 40% na soja
E também a entrevista de João Batista Olivi como o PhD em solos Afonso Peche:
>> Depois da seca, chuvas fortes... E a pior das perdas: a erosão!